Associação Nikkei de Niterói

Nossa história 1955...

Durante as festas de Natal, 12 personalidades da colônia japonesa de Niterói, que naquela época se restringia a poucas famílias, reuniram-se na residência do Sr. Massayoshi Wakigawa, e fundaram o Nihonjinkai de Niterói. Para conduzir essa entidade foi eleita a primeira diretoria, tendo à frente como diretor-presidente, o Sr. Takeyoshi Awata.

20 anos depois, em 1975, o Nihonjinkai de Niterói tornou-se a ACENB – Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Niterói, e posteriormente em 1990 foi substituída pela ANN – Associação Nikkei de Niterói, hoje com mais de 100 associados (famílias).

Atualmente nossa Associação continua em plena atividade tendo comemorado seus 60 anos em 2015, em uma grande festa realizada no Clube Português de Niterói, tendo como convidados integrantes de outras associações do Estado do Rio de Janeiro e o então Cônsul Geral do Japão, Sr. Tsuyoshi Yamamoto.

Nesta oportunidade a ANN não poderia deixar de homenagear essas personalidades, que transpondo muitas dificuldades da época, iniciaram uma entidade que tinha como principal finalidade, preservar e passar a seus descendentes, as tradições, a cultura e a língua japonesa. Dois membros fundadores receberam homenagens: Sr. Mário Miyazato e Sr. Mário Haguihara. Os demais foram homenageados através de seus familiares presentes na comemoração.

Aos Srs. Massayoshi Wakigawa, Akiyoshi Wakigawa, Kanoe Fukui, Akikazu Watanabe, Takeyoshi Awata, Mário Miyazato, Keniti Hayashi, Kiyube Komatsu, Kebtaro Kawakami, Tomemitsu Nukariya, Mário Haguihara e Aragão Sugahara, o nosso

MUITO OBRIGADO !

Sr. Mário Myiazato
Sr. Mário Haguihara